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Lista de Alimentos que Diminuem o Colesterol

Vamos falar sobre um problema que, mesmo silencioso, atinge diversas pessoas e levam a diferentes consequências negativas à saúde? Estou me referindo ao colesterol alto.

O colesterol é uma gordura que deve estar presente no sangue em quantidade adequada para garantir o bom funcionamento do organismo. Quando ultrapassa a taxa considerada saudável, pode levar a sérias complicações cardíacas. A principal forma de controlá-lo é por meio da dieta.

Se ao fazer exame de rotina você foi diagnosticada com o problema, não se desespere. Mudar seu estilo de vida e fazer uma reeducação alimentar será fundamental para normalizar as taxas dessa gordura. Para ajudá-la, separei uma lista com alguns alimentos que diminuem o colesterol.

Peixes

peixes

Os peixes são as proteínas que não podem faltar na dieta de quem deseja regular as taxas de colesterol. Esses alimentos são ricos em ômega 3, tipo de gordura boa, insaturada, que ajuda a combater a doença e a reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue.

Além disso, também contribuem para evitar a formação de coágulos, o que mantém as doenças cardiovasculares longe. Aposte principalmente nas espécies de água fria, como salmão, truta e atum.

Frutas

frutas

O consumo de frutas, principalmente as ricas em vitamina C e antioxidantes, como laranja, goiaba, kiwi, morango, também pode contribuir para o controle do colesterol. Entre outras funções, essas frutas diminuem a absorção de colesterol pelo intestino e evitam a formação de placas de gordura no sangue. Com isso, ajudam a diminuir as taxas de colesterol e previnem doenças cardiovasculares.

Outra fruta muito recomendada para isso é o abacate, que é rico em gordura monoinsaturada e auxilia no aumento do colesterol bom (HDL).

Aveia, granola e linhaça

Ricas em fibras insolúveis, ajudam a melhorar a circulação e inibem a absorção da gordura proveniente da alimentação. A aveia atua também no controle da glicemia, já a linhaça é fonte importante de ômega 3, que como já vimos ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Soja

soja

Grande aliada do coração, a soja é um dos mais indicados alimento para reduzir o colesterol. Ela ajuda a diminuir o colesterol ruim (conhecido como LDL) e aumenta as taxas do colesterol bom (HDL), o que evita problemas cardíacos.

Oleaginosas

oleagenosas

Castanha e nozes são ricas em antioxidantes e possuem grandes quantidades de arginina, substância vasodilatadora que diminui o risco de doenças coronárias.

Azeite

azeite

Fonte de ácido oleico, o azeite ajuda a regular as taxas de colesterol e previne o aparecimento de doenças cardíacas.

Vegetais

De um modo geral, os vegetais trazem diversos benefícios para o organismo e como não são fontes de colesterol, estão liberados na dieta. Destaque para a alcachofra, rica em fibras insolúveis que evitam a absorção de gorduras durante a digestão. Com isso, diminui os níveis de colesterol ruim e triglicérides, além de minimizar o risco de obesidade e diabetes.

Ao mesmo tempo em que você deve investir em alimentos que diminuem o colesterol, evite colocar no seu prato aqueles ricos em gorduras saturadas e trans, como a maioria dos industrializados (confira sempre o rótulo!), gordurosos e frituras.

Última dica: una a dieta saudável à prática regular de atividades físicas. Esse hábito ajuda a manter o nível adequado de colesterol no sangue e a controlar o peso. Está sem tempo para frequentar academia? Você precisa conhecer o programa Corpo D21! Desenvolvido por mim, trata-se de um treino que pode ser acessado on-line e praticado onde você estiver e quando puder.

Um grande abraço,
Olívia Andriolo e
Equipe Corpo D2

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