Como Manter a Motivação Para Treinar

motivação para treinar

Meninas, quem nunca se sentiu sem motivação para treinar? Cansaço, rotina estressante, resultados que não conseguimos notar e até o clima podem se transformar em desculpas para abandonar as atividades físicas.

Antes de mais nada, precisamos compreender o que é motivação para, dessa forma, identificarmos a nossa. Trata-se do impulso que nos faz atingir nossos objetivos e, portanto, direciona os nossos comportamentos.

Motivação é algo bem particular. O que me motiva a treinar todos os dias não é o mesmo que lhe faz cumprir o programa de atividades físicas. Eu gosto de ter uma vida saudável, você quer emagrecer porque vai se casar e gostaria de estar linda nesse dia especial, ou simplesmente quer alcançar medidas que considera ideias.

Seja o que for, você deve encontrar sua própria motivação para treinar. Sem esse ingrediente fundamental, não dá para ter disposição mesmo. Você não conseguirá oferecer o melhor de si, o que comprometerá seu rendimento nos exercícios, e seus objetivos ficarão cada vez mais distantes. Isso sem contar no desgaste em cumprir seu programa de treinos, que poderá levá-la a abandonar tudo cedo ou tarde.

Motivação é algo que vem de dentro para fora. Apesar dos objetivos também serem determinados pelo ambiente em que vivemos, ninguém tem energia suficiente para dar continuidade a algo que não acredita!

Dicas para encontrar e manter a motivação para treinar

Muitas meninas ficam desmotivadas porque não conseguem enxergar resultados imediatamente. Elas soam a camisa, sentem as dores dos exercícios por dias, mas se frustram quando verificam que não emagreceram nada.

Vamos refletir um pouco: ganhamos peso de um dia para outro? Não! Demoraram meses ou anos para engordarmos. No entanto, queremos que o efeito contrário aconteça no estalar de dedos. Impossível, concordam? Além disso, meninas, não medimos os resultados dos treinos apenas na balança. Devemos considerar as reduções de medidas, os benefícios da prática de atividades físicas na nossa saúde e se realmente estamos seguindo uma alimentação saudável.

Entender como funciona o processo é fundamental para você se conscientizar de que seus esforços não estão sendo em vão. Mas antes de tudo, pense no porquê você está fazendo tudo isso. Coloque num papel seu objetivo e fixe-o em um local pelo qual passe todos os dias para não se esquecer daquilo que lhe motiva. Parece besteira de tão simples, mas relembrar constantemente disso pode animá-la quando pensar em desistir.

Outra diquinha bem legal para manter a motivação é ler histórias ou conversar com pessoas que já estiveram no seu lugar e conseguiram alcançar os resultados desejados. Você vai descobrir que não é fácil para ninguém, mas não é impossível!

Por fim, meninas, algo que eu particularmente gosto muito: ter uma parceira de treino! De vez em quando, eu treino com amigas porque uma estimula a outra a se exercitar, mesmo naqueles dias preguiçosos, sabe?  Isso sem contar que podemos jogar conversa fora entre um exercício e outro!

E aí, já sabe qual a sua real motivação para treinar? Se quiser uma ajudinha para descobrir, eu e a equipe do Corpo D21 estamos disponíveis sempre para ajudá-la!

Um grande abraço,
Olivia Andriolo e
Equipe Corpo D21

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