Como meditar (mesmo que você já tenha tentado antes)

Tudo que queremos quando chegamos em casa depois de um dia cansativo, com estresse no trabalho, no trânsito, com problemas na família e contas para pagar é uma noite relaxante ou, ao menos, um momento de lazer e descanso, concorda?

Então que tal aprender técnicas para você descontrair e relaxar em casa? A meditação em casa é uma grande aliada para trazer calma e paz ao nosso dia a dia agitado! Quer saber como começar? Veja as minhas dicas!

Como começar a meditar em casa?

A meditação ajuda a formar vários hábitos saudáveis, como ser mais calma, mais concentrada, menos preocupada e atenta a tudo que rodeia a sua vida.

O mais importante é que a meditação ajuda a entender a sua própria mente. Faz você se conhecer melhor e traz flexibilidade e liberdade emocional.

Então eu decidi compartilhar com você algumas dicas que eu recebo sobre essa prática maravilhosa! Primeiro, vamos entender para o que a meditação serve:

  • Traz disciplina;
  • Acalma a mente;
  • Traz conforto emocional;
  • Proporciona descanso físico; e
  • Aumenta a capacidade de concentração.

Para começar, siga esses passos:

#1 Acalme-se

Fazer o que gostamos é uma forma de esquecer os problemas e reduzir os níveis de estresse. E a técnica da meditação também tem esse poder.

Deixe por algum momento os problemas do dia a dia de lado. Se não for fácil para você, tente se acalmar com a ajuda de músicas instrumentais ou incensos.

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#2 Concentre-se em você

Essa é a parte mais importante de todas para iniciar a meditação. É o chamado apoio fisiológico que auxilia em melhorias do estado mental.

Para conseguir se concentrar, esqueça o ambiente em volta e se concentre na sua respiração e nas batidas do seu coração. Sente-se com a coluna reta e com as pernas cruzadas, em pose de índio (posição de lótus). Essa técnica é bastante utilizada no budismo japonês, quando a pessoa, que está ansiosa e agitada, inspira e expira o ar longamente, como se estivesse expelindo tudo que a está incomodando.

#3 Posicione-se

O importante é sempre estar com a coluna reta – seja sentada ou deitada em uma posição confortável.

#4 Foque na Respiração

Sincronize sua respiração e inspire e expire com calma, acompanhando o entrar e o sair do ar no seu corpo. Essa é uma técnica que pode ser feita no trabalho, em casa ou até mesmo na rua, naqueles momentos que você estiver se sentindo mais estressada.

É uma ótima técnica para relaxar o cérebro e ajudar a se concentrar na solução de algum problema.

Se você relaxar tanto a ponto de começar a cair no sono, parabéns! Você atingiu o ápice do relaxamento! E isso é um ótimo sinal!

 

Então, para meditar, esteja confortável, concentrada e coloque essa prática na sua rotina. A frequência dessa prática é essencial para que você possa alcançar todos os benefícios dessa técnica milenar..

Vamos começar hoje? Nem que seja por alguns minutinhos…

Me conta aqui nos comentários como foi a sua experiência!

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