Como Montar Um Prato Saudável

prato saudável

Meninas, quem já ouviu aquele ditado que diz “Nós somos o que comemos”?

Pois é, uma alimentação balanceada oferece os nutrientes certos e na quantidade adequada para o bom funcionamento do organismo, e isso acaba refletindo tanto no nosso corpo, esteticamente, quanto na nossa mente.

Mais do que para perder peso, ter uma dieta equilibrada é essencial para quem quer cuidar da saúde e do bem-estar. Por isso, hoje eu quero mostrar pra vocês como é fácil, e saboroso, montar um prato saudável para as suas refeições.

O que tem num prato saudável e completo?

Conversando com alunas que decidiram mudar os seus hábitos alimentares, percebo que elas têm dúvidas sobre como montar um prato saudável e completo. Para quem sempre escolheu os alimentos pelo seu gosto, fica mesmo difícil pensar em quais são as opções nutritivamente mais interessantes.

Se você está entre elas, separei os ingredientes que não podem faltar para compor um prato saudável e completo.

Carboidrato

Muitas mulheres acham que uma das maneiras de emagrecer é cortando ou reduzindo drasticamente o consumo de carboidratos. Porém, esses alimentos são fontes de energia para organismo funcionar e essenciais para a saúde.

Ao invés de cortá-los da dieta, o melhor é saber qual tipo escolher. Isso porque os carboidratos podem ser absorvidos de maneira rápida ou lenta. Essa velocidade de absorção está diretamente relacionada com a concentração sanguínea de glicose e, consequentemente, de insulina.

Se por um lado, os carboidratos simples têm uma absorção rápida e um alto índice glicêmico, saciando a fome por menos tempo e facilitando o acúmulo de gordura, os carboidratos complexos têm absorção lenta e baixo IG, permitindo uma sensação de saciedade por mais tempo, sendo indicados inclusive para quem quer perder peso.

Entre os carboidratos complexos mais indicados para o consumo, estão uma série de legumes e vegetais, como couve, brócolis, batata doce (cozida), repolho, rúcula, tomate, aspargos e muitos outros!

Proteína

A proteína exerce funções fundamentais no organismo, entre elas, é responsável pela formação dos músculos. Por isso, não deve faltar em um prato saudável, principalmente de quem deseja entrar em forma. Esse nutriente pode ser encontrado em fontes animais – carnes e ovos (prefira as opções grelhadas ou assadas) – e em vegetais – todos os tipos de feijões, soja, lentilha, grão-de-bico, entre outros.

Hora da sobremesa!

Se você é daquelas que não dispensa um doce depois do almoço, tenho uma boa notícia para dar: existem algumas opções saudáveis que aliviam essa vontade! As frutas são ótimas alternativas para esse momento. Escolha aquelas que ajudam no processo de digestão, como abacaxi (limite-se a uma rodela) ou laranja.

O quê? Fruta não é sobremesa para você? Nesse caso, opte por doces leves e em quantidade menor, como a gelatina. Um quadradinho de chocolate amargo também está liberado!

Preciso ressaltar que todos esses alimentos citados aqui servem como base para quem quer ter uma alimentação saudável. Porém, para saber as proporções certas para consumir cada um deles, o mais indicado é que você procure um profissional para instruí-lo de acordo com os seus objetivos.

Gostou das dicas? Continue comigo e saiba mais informações para ter um estilo de vida saudável.

Um grande abraço,
Olivia Andriolo e
Equipe Corpo D21

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