Dicas de Atividade Física para Gestantes

Atividade física para gestante

Mamães e gravidinhas de plantão, me contem, quantas vezes vocês já ouviram que mulher gestante não pode fazer atividade física? Muitas, não é?

É claro que, nesse momento da vida, os exercícios devem ser feitos com mais cuidado e com o acompanhamento de um médico especialista, mas dá sim para não ficar parada durante a gestação, fazer exercícios para ter mais saúde para você e para o seu bebê e ainda ter mais facilidade para emagrecer depois de gravidez.

Quer saber como? Confira agora as dicas de atividade física para gestantes que eu preparei neste artigo!

Atividade física para gestantes faz bem mesmo

Praticando atividades físicas desde o início da gravidez, o corpo tem mais força e resistência para carregar o peso extra que você vai ganhar no decorrer dos meses. Além disso, ajuda a diminuir as dores nas costas, inchaço, fadiga, alterações de humor e outras características típicas da gravidez.

Para garantir que a atividade física também fará bem para você, é muito importante que consulte seu médico antes de iniciá-la. Os exercícios são bons, mas para mulheres que já têm algum tipo de doença, algum fator de risco ou qualquer situação que possa prejudicar o bebê, eles não são indicados e só seu médico poderá liberar as atividades, ok? Então não deixe de consultá-lo! Sua segurança e do seu bebê sempre em primeiro lugar!

Tipos de atividade física para gestantes

O treino para gestantes é, com certeza, mais leve e sua intensidade será alterada ao longo dos meses, para se adaptar às fases da gestação e para que mãe e filho permaneçam completamente saudáveis.

Caminhada

Sem dúvida a atividade física mais comum de todas, a caminhada é uma ótima opção para as gestantes. Esse exercício é leve e não atrapalha a grávida em nada. Não faça a caminhada em nível intenso, principalmente se você não costumava fazê-la antes da gravidez. Prefira caminhar em um ritmo tranquilo, três vezes por semana e sempre reparando nos sinais que seu corpo dá.

Yoga

Outra atividade muito comum entre as gestantes, o Yoga é um grande aliado durante esse período. Ele é responsável por melhorar a respiração, equilibrar as emoções e aliviar dores nas articulações. Faça sempre acompanhado de uma supervisão de um profissional, hein?!

Pilates

Para quem quer manter a massa muscular, evitar ganhar mais peso do que necessário, o Pilates é uma ótima opção de atividade física. Com ele, as gestantes começam a sentir o corpo mais relaxado e, ainda, previnem desconfortos e dores.

Atividades físicas mais intensas

Mulheres que já tinham costume de praticar atividades físicas intensas antes da gestação, se o médico liberar, podem permanecer fazendo algumas delas. Musculação, dança e exercícios aeróbicos serão mantidos desde que a intenção seja conservar a massa muscular que você já tem e não desenvolvê-la.

Se você não tem nenhuma restrição médica, vai ver como as atividades físicas vão te ajudar no bem-estar durante a gestação.

Está preparada para praticar exercícios durante a gravidez? Quer saber mais sobre saúde e bem-estar? Aqui no blog tem sempre uma dica bacana sobre o assunto. Continue acompanhando e mande suas sugestões e dúvidas para a gente. Será um prazer poder ajudá-la!

Um grande abraço,

Olivia Andriolo e

Equipe Corpo D21

 

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