O que é a dieta Low Carb?

Olá meninas! Vocês devem acompanhar um monte de dietas famosas que rolam nas revistas e redes sociais, né?! Uma delas hoje é a queridinha do momento! Já sabem qual é? É a Dieta Low Carb.

Aqui eu vou contar para vocês o que é essa dieta, como ela funciona e ainda passar dicas sobre o que pode e não pode comer, ok?

Então vamos começar pelo básico. Lembrem-se que isso é uma recomendação e, se quiserem ir a fundo nessa dieta, é preciso consultar um nutricionista, ok? Vamos lá?!

O que é a Dieta Low Carb

Em português, Low Carb significa Baixo Carboidrato, ou seja, essa dieta consiste em diminuir consideravelmente a ingestão de carboidratos. Então, se você é acostumada a comer pãezinhos, massas e pizzas, pode ir se preparando para cortar de vez.

A lista de alimentos constituídos pelo macronutriente carboidrato é enorme! E esses alimentos ainda são o prato principal de muita gente por aí.

Mas, afinal, carboidrato faz mal?

A resposta, meninas, eu já comentei com vocês em outras ocasiões: carboidrato não faz mal, o seu excesso sim! Não é a comida em si, mas comer desreguladamente é que faz mal, ok?

Mas vamos focar na Dieta Low Carb.

Vejam que temos dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos.

#1 Carboidratos Simples: são aqueles alimentos que possuem uma rápida digestão, como o pão francês, o macarrão, bolos, biscoitos, etc., fazendo elevar muito rápido o nível de glicose no nosso sangue e provocando picos de insulina.

#2 Carboidratos Complexos: são aqueles que possuem uma digestão um pouco mais lenta, como os cereais e grãos em geral. Como a digestão é um pouco mais vagarosa, a elevação do nível de açúcar no sangue ocorre um pouco mais devagar, sendo mais benéfico para o nosso organismo.

Então a dica é: saiba escolher os seus alimentos e coma com MODERAÇÃO, ok?

Existem muitos tipos de dietas de baixo teor de carboidratos e vários estudos mostram que elas podem proporcionar a perda de peso e a melhora da saúde.

Quais alimentos estão liberados nessa dieta?

Podemos indicar alguns alimentos que devem ser evitados por vocês e outros que podem continuar na sua rotina de alimentação. Mas, para montar uma dieta, é importante  entender que vários fatores devem ser observados, como, por exemplo, o quão saudável você é, o quanto você se exercita e o quanto de peso você tem que perder. E, nesse caso, só um nutricionista pode te orientar para indicar a melhor dieta para o seu corpo e o seu objetivo, ok?

Só que existem alguns alimentos que são consenso quando se fala em diminuição de ingestão: o açúcar, os amidos e os alimentos processados e industrializados.

E você deve substituí-los por comida de verdade. Quando eu falo “comida de verdade”, eu me refiro aos alimentos mais frescos possíveis, como frutas e verduras, proteína e ovos, por exemplo. Aqueles que encontramos em feiras e açougues!

E o melhor: você pode comer alimentos deliciosos até ficar completamente satisfeita e ainda perder peso.

Veja essa lista que fiz para vocês:

#1 Alimentos Permitidos na Dieta Low Carb

  • Carne
  • Peixe
  • Ovos
  • Legumes e verduras
  • Gorduras naturais (como manteiga, mas sem exagero)

#2 Alimentos NÃO permitidos na Dieta Low Carb

  • Açúcar, como os refrigerantes, doces, bebidas esportivas e outros.
  • Comidas com muito amido, como os pães, massas e arroz.
  • Alimentos embutidos.
  • Alimentos industrializados.

Coma quando você sentir fome em uma quantidade que te alimente, mas que não seja exagerada.  É simples assim. Você não precisa contar calorias ou pesar a sua comida. E opte sempre por comida de verdade – e não guloseimas ou produtos industrializados!

O que acharam meninas? Prontas para embarcarem nessa vida de alimentação saudável? Me respondam aqui nos comentários se tiverem alguma dúvida! E não esqueçam de procurar um nutricionista para melhor te orientar nessa nova jornada!

Um beijo!

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