O que é o Efeito Sanfona?

Meninas, vamos ser sinceras! Eu sei que muitas de vocês sonham em perder uma quantidade de peso significativa em pouco tempo. Afinal, não há nada pior do que não ver os resultados que gostaríamos depois de dias intensos e desgastantes de mudança alimentar e atividade física. O problema é que essa busca frenética por resultados causa um dos maiores malefícios que o seu corpo pode conhecer, o efeito sanfona.

E não sou eu quem digo isso, são os profissionais de saúde que alertam para os perigosos da perda de peso rápida.

Afinal, o que é o efeito sanfona?

Efeito sanfona é o nome que damos para aquele processo de emagrecer e voltar a engordar em um curto espaço de tempo. Assim como a sanfona, você abre e ela aumenta de volume, você fecha e ela fica mais enxuta.

No entanto, o que muita gente não sabe é que o efeito sanfona pouco tem a ver com o seu gasto calórico. Sabe por que? Dezenas de estudos, realizados em todo o mundo, mostram que nosso corpo reage muito mal à perda excessiva de gordura de uma vez, principalmente se ela é decorrente de uma dieta altamente restritiva, como a que elimina carboidratos e gorduras do cardápio.

Ao analisarem pessoas que tinham perdido peso rapidamente e não mantido uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, os cientistas e profissionais da saúde perceberam que seus organismos sofriam uma desaceleração significativa e um aumento de apetite que só potencializa o ganho de peso.

Além disso, nós sabemos que para se adaptar a mudança repentina, nosso corpo sofre alterações hormonais e dificulta a perda de gordura, item essencial para aumentar o metabolismo.

Por isso, é comum que dietas restritivas façam você perder peso rapidamente, mas permitem que em poucos meses o ganho se equivalha a ou seja até maior do que quando você começou a dieta.

E eu preciso te alertar! Quanto mais episódios de efeito sanfona você tiver, mais difícil será perder peso depois. Imagine como é estressante para o seu corpo sofrer mudanças bruscas.

Exercícios físicos são a solução

“Olivia, existe um modo de driblar o efeito sanfona?” A boa notícia é que sim, existe uma maneira eficaz e saudável de perder peso e fugir do efeito sanfona e eu falo bastante sobre isso aqui no blog. Unir exercícios físicos e uma dieta balanceada e rica em nutrientes para a vida toda.

Isso mesmo! Não existe fórmula mágica para perder peso, é preciso disciplina e força de vontade para manter a nova rotina. E sabe como não desanimar? Com o HIIT. A atividade intensa por um pequeno período de tempo ajuda a acelerar o metabolismo e, comprovadamente, queima gordura de maneira mais eficaz. Assim você vê resultados em apenas 6 semanas, tem facilidade para manter os 21 minutos do programa no seu dia-a-dia e ainda evita o temido efeito sanfona.

Viu como você pode se manter saudável e ainda evitar a perda e ganho de pesos contínuos? E eu estou aqui pra te ajudar a vencer todos os obstáculos e conquistar o corpo que sempre almejou, aliando saúde física e mental.

Um grande abraço,
Olivia Andriolo e
Equipe Corpo D21

Deixe seu comentário