Óleo de Coco Emagrece?

Óleo de Coco

Meninas, vira e mexe entram novos membros na lista de potenciais alimentos que ajudam a emagrecer. Apesar do óleo de coco não ser mais a bola da vez, muitas das minhas alunas ainda continuam recorrendo ao produto. Mas será que ele realmente ajuda a potencializar os resultados?

Extraído da fruta coco, o óleo de coco é fonte natural de gordura saturada, por isso, é um daqueles alimentos algumas vezes considerado mocinho, outras, vilão. Existem estudos que demonstram sua capacidade de redução de colesterol ruim (LDL) em comparação ao bom (HDL) e da circunferência abdominal. No entanto, há aqueles que chamam a atenção pelo efeito contrário, de aumentar significativamente placas de gordura nas artérias e os níveis de colesterol ruim no sangue. Essas condições podem provocar o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Diante dessas contrariedades, o consenso de grandes especialistas é o mesmo que vale para todo tipo de alimento: o consumo de óleo de coco pode ajudar a emagrecer, mas deve ser feito com moderação!

Devido às suas propriedades nutricionais, ele é um substituto mais saudável do que o óleo de cozinha tradicional. Possui alto teor de gordura saturada sim, só que natural e com diversas propriedades que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Tratam-se dos Triglicerídeos de Cadeira Média (TCM) que são metabolizados facilmente e sofrem menos oxidação. Por ser mais resistente ao calor, não produz tóxicos com o aquecimento, sendo mais indicado para uso culinário.

Mas como ele age no processo de emagrecimento? Rico em ácidos graxos de cadeia média, o óleo de coco não precisa de enzimas para sua digestão e metabolização. Isso significa que se transforma em energia rápida, que nem chega a ser estocada no organismo. Também é considerada uma gordura termogênica, porque acelera a queima de gordura, além de poderoso antioxidante, eficiente na eliminação de radicais livres que contribuem para o sobrepeso.

Muito além do óleo de coco

Não caia na ideia de que o óleo de coco é uma fórmula mágica para emagrecer! Todos os benefícios do produto somente poderão ser verificados se o seu consumo estiver alinhado a uma dieta balanceada e prática regular de atividades físicas. Outros hábitos de vida também devem ser cultivados para usufruir dos benefícios desse produto sem prejudicar a sua saúde, como se manter no peso ideal, não fumar e consumir bebidas alcoólicas com moderação.

Também sempre é bom consultar um nutricionista para verificar se você realmente pode inserir esse medicamento em sua dieta e as quantidades diárias recomendadas para obter o resultado desejado.

E se você tiver alguma dúvida com relação ao óleo de coco ou qualquer outra, conte com a equipe Corpo D21! Estamos disponíveis para ajudá-la a conquistar o corpo que sempre sonhou, sem prejudicar a saúde!

Um grande abraço,
Olivia Andriolo e
Equipe Corpo D21

Deixe seu comentário